sexta-feira, 7 de novembro de 2008

há PaLaVraS paRa tuDo.


É bom adormecer com um post espectacular: http://caderno.josesaramago.org/2008/11/06/palavras/ .

Adoro este homem.

Há quem o chame arrogante, pouco nacionalista, e uma montanha de outras coisas...mas é o facto das suas palavras serem tão simples e as idéias tão claras que me fazem rever no seu génio.
Tenho uma teoria sobre isto (para variar :p ): acho que as coisas mais simples são sempre as mais complicadas de fazer, isto em termos de produção artística. Por exemplo, as músicas mais extraordinárias que já ouvi são muito pouco elaborada, aliás, são os primeiros acordes diferentes (e atenção, sublinho o facto de serem os primeiros e serem diferentes - não estou a falar dos parabéns a você ou das músicas da floribella) que iniciam um novo movimento musical. Os Nirvana, por exemplo. Gostos aparte, o homem era um génio. Só precisou de 3 acordes.

A escrita do Saramago é igual. Ok, o Homem é um prémio Nobel! E vai-se a ler os livros dele, a leitura é fluida e simples, entranha-se nas nossas ondas beta, caramba, é empolgante! Ora, supostamente alguém com uma cultura acima da média, com um domínio extraordinário da língua, e com a importância dele devia escrever livros que eram, no mínimo, uma grandessíssima seca! Complicadíssimos, e mais densos que o nevoeiro das Beiras. Pois não, histórias simples. Palavras claras e inspiradoras. Muito sentimento. Já disse que adoro este Homem?
Meia dúzia de palavras e vai-me pôr uma noite inteira a pensar...gosto:D

"..não se esquecerão de recomendar que quem dá deve dar com as duas mãos para que em nenhuma delas fique o que a outras deveria pertencer."
José Saramago

3 comentários:

Helena Borges disse...

podias pelo menos agradecer á tua filhota sempre atenta que te disse que ele tinha um blog =P

Mafalda disse...

ainda n sei s gosto dele:P

Márcia disse...

Não imaginas há quantos anos me debato para dizer ao mundo que ele é genial. E agora o filme, que sempre disse que deveria acontecer: "in your face, world!" =) ***muah!***